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Podcast Mudança de Hábitos

#14 – Os fundamentos: 13 passos para começar a mudar seus hábitos, tomar o controle da sua rotina e atingir seus objetivos

#14 – Os fundamentos: 13 passos para começar a mudar seus hábitos, tomar o controle da sua rotina e atingir seus objetivos

 
 
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Resumo: Praticando os 13 passos fundamentais, você poderá mudar seus hábitos, tomar o controle da sua rotina e atingir seus objetivos.
Tempo estimado de leitura: 5:58
Duração do Podcast: 16:17

No meu primeiro dia, nunca imaginei que isso fosse acontecer.

Estudo sobre produtividade desde 2008. Experimentei muitos métodos, sistemas, li vários livros, mas o mais efetivo foi estudar e praticar sobre mudança de hábitos.

Já fui muito desorganizado, inconsistente, sem foco, desatento, sem metas, sem prioridade, sem motivação ou propósito. Tinha uma vida confortável, mas sem rumo. Não sabia onde queria chagar.

Isso mudou ao passar dos anos e do aprofundamento nos estudos sobre mudança de hábitos.

Aprendi a tirar tudo da cabeça e documentar em planilhas, mapas mentais, anotações em documentos digitais, criar estruturas, sistemas e passo a passo para tudo o que faço.

Percebendo as transformações sutis dos hábitos dentro de mim e no meu comportamento, compreendi que iniciei uma mudança interna que refletiu externamente nas minhas atitudes. Claro, não em tudo, mas em pequenas coisas.

Meu comportamento vem mudando de forma consistente e isso tem impactado toda a minha vida, minha rotina, minhas relações.

No que acredito?

Através da mudança de hábitos, podemos tomar o controle da nossa rotina e atingir todos os nossos objetivos.

Então resolvi compartilhar essa jornada com você.

Esse projeto vai muito além de mim e meu objetivo é te ajudar, inspirar, gerar valor e resultado para você. Também quero conectar pessoas, pois vivemos em uma rede interdependente, ninguém consegue avançar sozinho. Em grupo podemos nos apoiar, chegar mais longe e melhor.

Como vamos fazer isso?

Através de muito conteúdo de qualidade, prático, simples de entender e aplicar.

Dia 13 de fevereiro de 2020 comecei a documentar todos os meus hábitos diários e a postar nos Stories do Instagram. Um Podcast chamado “Podcast Mudança de Hábitos” também surgiu desse movimento.

Também iniciei meus estudos e práticas com a escrita para gerar o melhor conteúdo sobre hábitos para você.

Esse será o melhor conteúdo do Brasil sobre Hábitos. Vou dar o meu melhor, entender suas dores, dificuldades e problemas para oferecer novos pontos de vista sobre como resolvê-los de forma prática.

Adaptar

Não tome tudo o que digo como verdade, mas adapte e aplique a sua realidade, contexto pessoal e estilo de vida.

O que compartilho aqui funciona para a minha rotina, mas para funcionar para você, é preciso adaptar.

Causa

A bandeira que levanto aqui é a seguinte: para atingir nossos objetivos, precisamos tomar o controle da nossa rotina e isso através da mudança de hábitos. Esse controle não é externo, mas interno.

Para começarmos nossa mudança de comportamento, vou te apresentar os 13 hábitos que pratico e considero fundamentais.

Os 13 hábitos fundamentais

  1. Clareza: se você não sabe o que quer e para onde deseja ir, vai ficar dando voltas, desperdiçando tempo e energia com coisas sem sentido. Esse é um hábito fundamental que você precisa desenvolver. Ter clareza sobre o que quer. Responda: O que você quer e onde deseja chegar?
  2. Mente: foco no que você pode controlar, ou seja, nos fatores internos, sentimentos, valores, crenças, mentalidade e não no mundo externo. Responda: Você tem o hábito de focar no que pode controlar ou no que não pode?
  3. Relações: basta andar com pessoas que possuem os hábitos que você quer praticar. Responda: As pessoas que você está se relacionando hoje, possuem os hábitos que você quer desenvolver?
  4. Disciplina: crie um ambiente disciplinado para praticar os hábitos que você deseja. Se o local onde você vive te favorece, será mais fácil. Deixe as coisas que fazem parte dos seus hábitos em locais visíveis. Por exemplo, seu tênis de corrida, as roupas da academia, garrafa de água, almofada de meditação, cadernos de anotações, frutas. Se ficarem guardadas dentro do armário, você não vai lembrar de usá-los. Responda: Mantenho um ambiente disciplinado?
  5. Informação: cuidado com o que você está lendo, ouvindo e interagindo, pois, influenciam na sua forma de pensar, falar e agir. Influencia diretamente na sua percepção e isso cria o seu mundo externo. Responda: Você consome informações que irão te levar onde você quer chegar?
  6. Organização: se você não sabe onde estão suas coisas, gastará tempo procurando: informações, objetos, datas, anotações e por aí vai. O tempo é a coisa maior preciosa que temos e ser organizado influência diretamente em sua economia. Responda: Você é uma pessoa organizada?
  7. Métrica: anote todo o seu progresso em uma planilha, pois sem saber o que você fez e como está indo, de forma visual, desistirá cedo demais. As métricas são importantes para saber se estamos no caminho certo. Responda: Você anota tudo o que faz ou guarda na cabeça?
  8. Prioridade: se você não define sua prioridade do dia, fará qualquer coisa e desperdiçará seu tempo com inutilidades, feed das redes sociais, Instagram, vídeos engraçados no Facebook e no final vai reclamar porque nunca tem tempo. A resposta é: você não tem prioridade. Sugiro definir no mínimo uma e no máximo três por dia. Responda: Você define sua prioridade do dia?
  9. Propósito: se você não sabe porque está aqui, porque acorda toda manhã, porque quer viver, é hora de começar a se perguntar. Sugiro ler o livro “Encontre seu porquê” do Simon Sinek. Responda: Qual é o seu propósito?
  10. Valores: ter valores claros como coerência, disciplina e consistência são fundamentais para mudar nossos hábitos. Se você não tem, comece a cria-los. Pesquise seus significados e como você pode desenvolver. Responda: Você acredita que esses valores são fundamentais para atingir seus objetivos?
  11. Um hábito por vez: o erro mais comum das pessoas que querem começar a mudança de hábitos, é iniciar com 3, 5 ou 8 de uma vez. Escolha apenas um por vez e dê o primeiro passo. O hábito foi criado? Ficou automático praticá-lo? Passe para o próximo. Responda: Você já tentou iniciar vários hábitos ao mesmo tempo? Funcionou?
  12. Intensidade: se você tentar ler 30 páginas de um livro, por dia, sem ter desenvolvido o hábito de começar por uma, vai falhar. Inicie com uma, aumente para 5 após uma semana, 8 após 30 dias e vá aumentando a intensidade gradativamente. Responda: Você tem o hábito de iniciar os hábitos de forma muito intensa?
  13. Auto-responsabilidade: você deve assumir a responsabilidade pelo jeito que sua vida está agora. Ninguém é responsável por isso além de você mesmo. Não culpe os outros pelo seu fracasso ou suas vitórias. O rumo da sua vida depende só de você, então seja o guardião dos seus pensamentos, palavras a ações. Responda: Você assume a responsabilidade por tudo que te acontece?

Só funciona se você participar

Bato na tecla da comunidade e da interdependência, pois sozinhos, não chegaremos a lugar algum

Quando você responde e interage, me ajuda a te conhecer e entender melhor. Precisamos construir uma relação, uma conversa, uma troca.

A relação surge ao poucos quando eu me abro, me exponho, mostro minhas vulnerabilidades, você recebe as informações e envia de volta uma resposta. Quanto mais você interagir, mais ganhamos pela troca.

Se quiser falar comigo, basta me enviar um direct pelo Instagram ou para o meu e-mail pessoal: otaleonardo@gmail.com

Nunca imaginei que em poucas semanas esse projeto iria tomar a proporção que está tomando.

Vamos começar? Responda às perguntas da lista e comece a mudança de hábitos hoje mesmo para tomar o controle da sua rotina e atingir seus objetivos.


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