fbpx
Podcast Mudança de Hábitos

#9 – O passo a passo definitivo para você começar a transformar seus hábitos: do básico a prática diária

#9 – O passo a passo definitivo para você começar a transformar seus hábitos: do básico a prática diária

 
 
00:00 / 11:15min
 
1X
 

Antes de começar a mudar seus hábitos, você precisa se acostumar com alguns passos anteriores aos próprios hábitos. Se você começar de qualquer jeito, irá fracassar. Eu já tentei iniciar um novo hábito sem esses passos e não deu certo. Quero te ajudar a não cometer os mesmos erros que eu.

Quando vamos começar algo novo, precisamos saber por onde iniciar, então vou te contar como eu comecei.

Sempre mexi com planilhas, independente de qual área estava trabalhando ou em qual projeto estava envolvido, a planilha sempre estava lá.

Isso tornou-se um hábito tão natural que utilizo planilha para tudo. Para anotar minhas finanças, tarefas do trabalho, minhas metas, propósitos, tarefas do dia a dia, o nome de pessoas com quem me relaciono, entre outros itens.

Criei esse hábito de colocar as informações para fora da minha cabeça e isso me ajuda a saber onde elas estão quando eu preciso delas.

Sou muito visual e usar planilhas para a minha organização pessoal me dá a clareza necessária para saber quais atividades eu tenho que desempenhar para tomar o controle da minha vida e chegar onde desejo.

Minha principal planilha se chama: CLAREZA TOTAL. O que isso significa?

Nela anoto todas as coisas da minha vida como metas, motivação, propósito, hábitos, emoções, relações.

Sinto que esse é o primeiro passo para quem deseja mudar qualquer hábito. Começar a anotar coisas importantes em uma planilha.

Mas não só isso, outros fatores também são importantes e se complementam. Não apenas as coisas isoladas te farão construir bons hábitos, mas o conjunto de todas delas.

Quero compartilhar alguns passos sobre como você poderá fazer isso na prática, para começar a agir hoje mesmo.

Aqui estão 7 passos para você começar a transformar seus hábitos.

  1. “Planilhar”: comecei falando sobre planilhas, então aqui vai o primeiro passo, comece a “planilhar” hoje mesmo. Para começar, a palavra “planilhar” nem existe, mas a criei no intuito de te incentivar a anotar informações em uma planilha. Não precisa ser necessariamente em uma planilha, pode ser em listas. Eu utilizo planilhas e aplicativos desde 2008, então é mais fácil pra mim, mas se para você for melhor em outro local, outro aplicativo, contanto que você consiga anotar as informações, já será suficiente. Se você não tem o hábito de verificar a sua planilha todos os dias, de colocar dados nela, de revisá-la e editá-la não funcionará. Vou te dar alguns exemplos práticos de como fazer isso.
    • Comece pelo Google Drive: é o aplicativo que utilizo. Dentro dele tem o app “planilha”. Tudo fica salvo na nuvem e tem 15gb gratuitos. Você pode acessar os arquivos pelo celular ou pelo computador. Ao editar em um local (pelo celular), ele sincroniza no outro (notebook). Clique aqui para fazer o download
    • E depois do Google Drive?
      • Criar: Crie uma planilha lá dentro do app “Planilhas” e dê um novo nome para ela. Seja criativo e escreva algo que você se identifica.
      • Facilite as coisas: Mantenha o app avista no seu celular ou notebook para que você tenha um estimulo visual claro, pois ao vê-lo, lembrará que precisa praticar. Se a planilha ficar escondida, você não vai abri-la.
      • Todos os dias: comece a escrever 1 linha sobre o tema que você quiser. Uma frase, uma citação, um nome aleatório. O objetivo aqui é criar o hábito de parar para anotar na sua planilha ou “planilhar”. Escreva algo que te inspire, por exemplo. Eu gosto de frases de mestres budistas, me inspiram. Escolha algo simples que te motiva. Pratique isso primeiro por 1 semana consecutiva e veja como se sai.
      • E se eu falhar?: Não tem problema, esforce-se, seja honesto com você, aceite que você errou, acolha o que está sentido e siga em frente. Não seja vítima dos seus sentimentos. Você deseja mudar seus hábitos? Se a resposta for SIM, continue no dia seguinte.
      • Siga: Após o hábito “planilhar” ser adotado, siga para o próximo passo.
  2. Definir e agregar: com o hábito de “planilhar” criado, escolha 1 novo hábito que você deseja criar. Exemplos: acordar cedo, aprender um idioma, fazer exercícios. De preferência a hábitos que já estejam de alguma forma ligado a sua rotina. Se você já caminha e gostaria de começar a ouvir podcast, ao caminhar começa a escutar podcast. Agregue um hábito ao outro.
  3. Prioridade: defina esse hábito como prioridade, fazê-lo no primeiro período do dia vai ajudar, pois você terá mais energia para executá-lo.
  4. Consistência: é a capacidade de fazer algo por um longo tempo. Comece aos poucos, mesmo falhando alguns dias, insista, pergunte-se porque você está praticando isso, deixe a culpa para traz e siga em frente. Seja firme, um pouco por dia de forma consistente vai te dar a capacidade de tomar o controle de sua própria vida.
  5. Amigo: convidar um amigo para praticar o novo hábito com você te ajudará a ter alguém por perto quando você estiver prestes a desistir ou quando tiver preguiça e você ajudará seu amigo quando a energia dele cair. Ajuda mútua levarão os dois mais longe.
  6. Métricas visuais: marcar diariamente na planilha em VERDE os dias que você praticou e em VERMELHO os dias que você não praticou, te darão métricas visuais relevantes sobre o seu progresso. Se você não puder medir seus hábitos, dificilmente conseguirá perceber sua evolução.
  7. Comunidade Mudança de Hábitos: quando você for praticar o novo hábito com seu amigo, tire uma foto, publique no seu Stories e faça 3 marcações utilizando as hashtags #comunidademudancadehabitos , marque o meu perfil @otaleonardo e o perfil do seu amigo. Porque? Fazendo isso você estará criando um comprometimento não só com você, mas com a rede da Comunidade Mudança de Hábitos, comigo e com seu amigo, assim podemos nos incentivar, nos ajudar, nos inspirar e criar uma rede de pessoas que desejam mudar seus hábitos e tomar o controle da própria vida, mesmo sem muita disciplina. A disciplina vem com o tempo, com compromisso e consistência.

Iniciar sua jornada rumo a mudança de hábitos deve começar com passos anteriores a própria prática. Precisamos desenvolver hábitos mais básicos que darão suporte aos hábitos principais, como no caso a cima, o hábito de “planilhar”.

Agora chegou a hora de você colocar a mão na massa para tomar de volta o controle da própria vida. Pequenas mudanças a longo prazo fazem toda a diferença. Vamos praticar agora?

Se tiver qualquer dúvida sobre esse podcast/artigo, me envie um direct pelo meu Instagram @otaleonardo que te respondo em áudio pessoalmente.


GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, novos podcasts e citações diárias? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/mudancadehabitos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *