fbpx
Podcast Mudança de Hábitos

#8 – Essa é a razão número 1 pela qual você é dominado pelos maus hábitos

#8 – Essa é a razão número 1 pela qual você é dominado pelos maus hábitos

 
 
00:00 / 7:34min
 
1X
 

Uma rotina bem definida, com suas prioridades escritas de forma clara te darão um senso de organização e isso te manterá longe dos maus hábitos.

Muitas pessoas ficam super incomodadas quando escutam a palavra ROTINA. Houve um tempo em que eu não suportava minha rotina, pois fazia o que não gostava, o que não tocava meu coração.

Trabalhei muitos anos para uma empresa que vendia barco, lancha, jetski e quadriciclo. Não reclamo das pessoas ou do trabalho, pois me ajudaram muito nesse período da minha vida, mas sim do que estava por trás daquilo: convencer as pessoas de que ter um daqueles veículos iria trazer felicidade (Escute o Podcast Mudança de Hábitos #7 sobre Pessoas felizes praticam esses 4 hábitos indo além do próprio umbigo
). Estudo e pratico o Budismo a mais de 9 anos e sei que felicidade não tem nada a ver com isso, mas era o meu trabalho e eu tinha que “vender” essa ideia.

Hoje vivo do que amo e minha missão é Ajudar, Inspirar e Conectar pessoas para que possam ter ferramentas de Mudança de Hábitos e tomarem o controle da própria vida.

Na minha experiência a rotina não engessa o meu dia, não me paralisa ou prende, na verdade me liberta dos meus hábitos negativos através de hábitos positivos bem definidos.

Quando sigo uma rotina organizada, simples e clara, meu dia flui e isso me deixa livre para fazer as coisas que gosto, estar com a família, estudar escrita, trabalhar, me conectar com pessoas, gerar conteúdo, pois a organização gera tempo livre para minhas relações e o meu aperfeiçoamento.

Aqui compartilho meus pontos de vista e experiência para te dar uma perspectiva simples e prática de como você também pode utilizar algumas dessas técnicas e aplicá-las ao seu contexto pessoal e estilo de vida.

Estas são 5 formas de manter uma rotina saudável para ficar longe dos maus hábitos.

  • Prioridade: a primeira coisa é definir quais são suas prioridades do dia, sem ter isso em vista, você se perde na sua rotina. Faça anotações, defina o que realmente importa ser resolvido. Se quiser anotar suas prioridades na noite anterior, seu cérebro começará a buscar algumas soluções para o dia seguinte, mas vá com calma, não fique ansioso demais, se não você não dorme, apenas anote de forma simples em um papel ou aplicativo do celular. Isso já é o suficiente.
  • Mantenha seu sono em dia: dormir pouco ou muito tarde poderá desajustar sua rotina facilmente, pois quando estamos cansados, nossa mente não trabalha bem, quem dirá nossa energia. Tenha definido um horário de sono que te ajude a descansar. Para mim são 8h por dia. Para você pode ser mais ou menos. Geralmente vou para a cama às 22h e levanto às 6h da manhã.
  • Organização: ter uma rotina minimamente organizada te dará perspectiva de quanto tempo você gastará para fazer suas tarefas e atividades. Minha sugestão para lidar bem com isso é criar um planilha com as 3 tarefas mais importantes do dia e resolve-las no período da manhã, pois é o momento que você tem mais energia.
  • Imprevistos: todos nós temos imprevistos o tempo todo. Para lidar com isso eu utilizo meu discernimento para saber se o imprevisto é realmente importante ou se pode esperar. Utilize seu senso de escolha para verificar se é urgente ou se parece urgente. Se não for realmente necessário parar naquele momento diga não e siga fazendo sua tarefa.
  • Saber dizer não: o item anterior se conecta a esse. Muitas distrações irão surgir. Pessoas te convidando para as mais variadas coisas. Lazer, festa, cinema, projetos. Sei que é difícil dizer não para um amigo, mas se ele realmente te respeita e se importa com você, poderá entender que aquele momento não é ideal. Converse com gentileza e explique o motivo, ela vai compreender.

Então a principal razão pela qual você tem maus hábitos é a falta de rotina. Com a rotina seus dias sempre serão os mesmos? Não, pois as coisas estão em constante transformação momento a momento, mas isso não nos tira a responsabilidade de manter nossa rotina organizada e clara.

Entenda o meu ponto de vista, a falta de rotina, em primeiro lugar, e depois, falta de clareza e falta prioridade são as razões pelas quais você é dominado pelos maus hábitos.

Que tal se desafiar a praticar? Sempre bato nessa tecla, a prática é a chave da transformação. Um dos meus segredos para fazer tudo isso funcionar se chama “consistência”, ou seja, não importa o que aconteça, sempre continue, mesmo que você falhe em praticar um dia, continue no outro.


GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, novos podcasts e citações diárias? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/mudancadehabitos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *