fbpx
Podcast Mudança de Hábitos

#7 – Pessoas felizes praticam esses 4 hábitos indo além do próprio umbigo

#7 – Pessoas felizes praticam esses 4 hábitos indo além do próprio umbigo

 
 
00:00 / 7:22min
 
1X
 

Você quer ser feliz? Se a resposta for sim, precisará ir além do próprio umbigo, além dos próprios interesses pessoais e se alegrar com a felicidade dos outros.

Gostaria de começar apresentando o significado da palavra felicidade, pois cada um provavelmente, tem sua própria definição, então para termos um norte, é importante começar por uma base em comum.

A definição de felicidade que encontrei diz que: é a qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar.

Partindo desse princípio, posso afirmar que felicidade vem de uma consciência de bem estar e paz que não é abalada pelos problemas externos do mundo.

Agora falando da minha experiência, quando estou bem, descansado, com os meus hábitos e rotinas em dia, me sinto agradecido por tudo e dificilmente os problemas do dia a dia me abalam, mas nem sempre é assim.

Confesso que não estou feliz o tempo todo. Quem está? Como ser humano passo pelos mesmos problemas que você, estresse, ansiedade, impaciência, mas também percebo que antes de ser feliz, nós precisamos SER e isso inclui aceitar os altos e baixos da vida, as dores e as felicidades. Isso faz parte de ser, humano.

Mas é bom aprender os hábitos de pessoas felizes, pois nos da uma direção do que realmente importa: ajudar os outros, estar feliz por que o outro está bem, servir e ir além de si mesmo.

Você pode ter sua própria definição sobre felicidade e meu papel aqui é apenas compartilhar minhas ideias e experiências para ter dar novas perspectivas e pontos de vista.

Agora te apresento uma série de hábitos de pessoas felizes, baseado na definição que citei no início.

  • Vá além do próprio umbigo: se você pensa apenas em si de forma egoísta, suas redes de relação serão fracas. Ter boas relações significa servir os outros, sua família, seus amigos e as pessoas ao seu redor. Se você pensa apenas no benefício próprio acabará sozinho, mas se você ajuda outras pessoas irá perceber que está interconectado e que toda a sua rede precisa estar bem para você ser feliz.
  • Pessoas felizes alegram-se com a felicidade do outro: se a sua felicidade não vem das conquistas e felicidade dos outros, você está fadado a sofrer e a ser uma pessoa muito invejosa. Alegrar-se com a felicidade dos outros faz com que você esteja mais em paz consigo mesmo. Esse regozijo te fará mais feliz e seu bem estar aumentará na mesma medida que a felicidade dos outros.
  • Pessoas felizes praticam gratidão: você tem o hábito de agradecer por todas as experiências, pessoas, relações, objetivos, aprendizados e confortos que tem? Apreciação e gratidão geram felicidade. Uma pessoa ingrata não é feliz, pois só olha para o que está faltando, só olha para a escassez. Comece a agradecer por tudo o que já tem. Isso não significa que você não possa evoluir como pessoa, que não possa crescer ou conquistar bens materiais, mas sim que, primeiro, você agradece e se contenta com o que já tem e depois olha para onde quer chegar ou o que está almejando.
  • Pessoas felizes buscam ter uma vida significativa: ter uma vida com sentido e propósito vem da mentalidade de estender suas atividades não apenas para o seu benefício, mas para o benefício de todas as pessoas. Quem pensa apenas em si, acaba perdendo o propósito, pois se desconecta de tudo e todos. Somos seres de relação e sem relacionamentos significativos nossa vida perde o propósito.

Para ser uma pessoa feliz você não precisa de muito, basta prestar um pouco mais de atenção as necessidades dos outros e servi-los. Não só com dinheiro, mas com seu tempo, energia, disposição, boa vontade e principalmente disponibilidade.

Claro, você precisa estar minimamente bem para oferecer ajuda, mas de toda forma, sempre podemos ajudar de alguma maneira, seja criativo.

Gostaria de te desafiar a praticar um dos hábitos que eu citei acima. Me envie uma mensagem privada pelo Instagram @otaleonardo dizendo qual hábito você escolheu, assim você cria um compromisso mais profundo com você mesmo. Um dos grandes segredos para a construção de novos hábitos é estar em comunidade e ao mandar uma mensagem para mim você cria uma conexão em rede comigo e se dedica mais a pratica.

Não sinta-se só, vamos juntos?


GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, novos podcasts e citações diárias? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/mudancadehabitos


Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *