fbpx
Podcast Mudança de Hábitos

#6 – Como lidar com a procrastinação de forma prática

#6 – Como lidar com a procrastinação de forma prática

 
 
00:00 / 7:35min
 
1X
 

A procrastinação é mais comum do que você imagina, a questão é como lidar com ela de forma prática?

Vamos ser honestos, todos nós procrastinamos em alguma coisa, todos os dias. Principalmente quando temos problemas mais delicados para resolver. Quando isso acontece comigo, tenho vontade de fugir, mas acabo tomando consciência e compreendendo que não tem outro jeito e sempre saio mais forte do outro lado após ter coragem para enfrentar o que for preciso.

Antes de tudo, vamos entender o que é e o porque procrastinamos?

Qual a definição de procrastinação?

Procrastinação é o ato de atrasar ou adiar uma tarefa ou conjunto de tarefas.

Por que é importante saber isso de forma clara e objetiva? Se não sabemos qual é o problema, não podemos lidar com ele.

Então, por que procrastinamos?

Temos uma coisa chamada Inconsistência do Tempo que significa à tendência do cérebro humano de valorizar mais as recompensas imediatas do que as futuras.

Agora veja, nós temos dois Eu’s, um do Presente e outro do Futuro.

O Eu Presente gosta de gratificações instantâneas, não de recompensa a longo prazo.

Quando você define suas metas – como fazer exercício, acordar cedo ou mexer menos no celular – na verdade está fazendo planos para o seu Eu Futuro.

Apesar disso, enquanto o Eu Futuro pode estabelecer metas, apenas o Eu Presente pode agir.

Quando chega a hora de tomar uma decisão, você não está mais fazendo uma escolha para o seu Eu Futuro. Agora você está no momento presente e seu cérebro está pensando no Eu Presente.

Portanto, o Eu Presente e o Eu Futuro geralmente estão em desacordo. O Eu Futuro quer acordar cedo, mas o Eu Presente quer dormir até mais tarde.

Seu cérebro valoriza os benefícios a longo prazo quando eles estão no futuro (amanhã), mas valoriza gratificação imediata quando se trata do momento presente (hoje).

É por isso que procrastinamos tanto, por querer recompensas imediatas.

Acredito que você não deseja permanecer no ponto que está, procrastinando suas coisas importantes e ficar se culpando por isso.

Então veja de forma prática 2 maneiras de lidar com a procrastinação, mas lembre-se, mudar esse hábito não é mágica, não é fácil, mas é possível com um pouco de paciência e perseverança:

  1. Torne as recompensas a longo prazo mais imediatas:
    • Faça algo que você gosta e associe com algo que você procrastina.
      1. Exemplo prático, Leitura: associe os momentos de exercício para escutar um audiobook.
      2. Exemplo prático, Exercício: saia para comprar algo importante e vá a pé para fazer uma caminhada.
      3. Exemplo prático, Contemplação: antes de dormir, agradeça pelo dia que você teve e aproveite que você está deitado para fazer uma sessão de relaxamento através de algum aplicativo de meditação guiada antes de dormir.
  2. Deixe suas atividades mais viáveis:
    • Facilitar uma atividade é uma das formas mais fáceis de diminuir a procrastinação.
      1. Exemplo prático, Alimentação: gosto de tomar limão com água em jejum ao acordar, pois faz bem para o estômago, então na noite anterior eu já deixo o limão em cima da mesa com a faca ao lado e o espremedor. Quando acordo e vou a cozinha, já está tudo ali de forma facilitada.
      2. Exemplo prático, Leitura: deixe o livro que você está lendo sempre a vista para se lembrar de ler. Sugiro desenvolver o hábito de ler uma página por dia e com o tempo vá aumentando a quantidade.
      3. Exemplo prático, Hobby: eu também sou artista de caligrafia tibetana a mais de 7 anos e quando estava criando o hábito de praticar caligrafia, já deixava as folhas e a caneta especial para a prática em um lugar específico e pronto para serem usados. Isso facilitava minha prática.

Conseguiu captar a ideia dessas duas estratégias que abordei?

Todos nós já sabemos o que devemos fazer, todo mundo sabe, agora, como colocar em prática é outra coisa e por isso eu estou compartilhando essas duas formas práticas e imagino que são novas para você.

Eu te desafio a testar essas duas formas práticas por 3 dias seguidos e depois enviar um direct no meu Instagram @otaleonardo contando como foi a experiência. Se tiver qualquer dúvida, você também poderá me perguntar por lá.

Vamos começar agora?


GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, novos podcasts e citações diárias? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/mudancadehabitos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *