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Podcast Mudança de Hábitos

#5 – 4 Chaves para aumentar seu foco na era da distração

#5 – 4 Chaves para aumentar seu foco na era da distração

 
 
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Pessoas focadas conseguem chegar onde desejam com mais facilidade, pois sabem direcionar seu foco para as coisas importantes.

A pergunta é: como não ser arrastado pelos problemas do dia a dia?

Quando não temos foco sofremos mais com as distrações e não temos força para enfrenta-las. Notificações do smartphone, problemas pessoais, contas para pagar, imprevistos para resolver.

Eu também sofro com tanta distração e com frequência sinto dificuldades em manter o foco, mas estudando sobre produtividade por tantos anos e tendo contato com vários métodos, aprendi algumas chaves e gostaria de compartilhar com você, pois sei que te ajudará.

Precisamos ter clareza para entender que essas chaves são pontos de partida para você começar. Você poderá incorporá-los e adaptá-los conforme o seu contexto e necessidade.

Aqui estão 4 chaves práticas para ajudar a aumentar seu foco:

  1. Elimine distrações
    • Desligar as notificações dos seus aparelhos eletrônicos enquanto você está fazendo uma atividade, te ajudará a manter o foco.
    • Coloque o smartphone no modo avião para evitar chamadas telefônicas desnecessárias.
    • Avise as pessoas a sua volta para que não te chamem, quando você estiver fazendo algo importante.
  2. Uma tarefa de cada vez
    • Multitarefa não dá, né? Se você quer fazer várias coisas ao mesmo tempo, saiba que estará fadado ao fracasso. Esse hábito dividirá sua energia consideravelmente.
    • Quanto mais você foca em uma única atividade por vez, mais desenvolverá o músculo do foco. Faça esse exercício diariamente.
  3. Viva no momento presente
    • Pratique focar sua atenção na sensação do fluxo de ar entrando e saindo das suas narinas.
    • A respiração sempre está no aqui e agora. Não tem como respirar no passado ou no futuro, por isso é a chave para te manter focado no presente.
  4. Faça pequenas pausas
    • Sem pausas sua mente fica cansada e seu foco cai.
    • Precisamos de descanso para o cérebro conseguir processar todas as informações.
    • Tente parar por 5 minutos a cada 1h de atividades. Beba água, estique-se ou vá ao banheiro.
    • Tenha um sono de qualidade. Eu preciso dormir bem pelo menos 8h por dia. Vou pra cama, geralmente, às 22h e acordo às 6h, mas cada corpo é de um jeito. Veja o que funciona melhor para você.

Chegando até aqui, você demonstra interesse, assim como eu, em ser mais focado, então sugiro que dê os primeiros passos nessa direção se desafiando a praticar um item desse artigo por 1 semana todos os dias.

Se você aceita o desafio, me envie uma mensagem no Instagram @otaleonardo


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