fbpx
Podcast Mudança de Hábitos

#2 – O Obstáculo é o caminho

#2 – O Obstáculo é o caminho

 
 
00:00 / 8:23min
 
1X
 

Muitas vezes, desanimamos por causa de algum desafio difícil ou obstáculo em nossa vida. Mas uma mudança de mentalidade de um provérbio zen pode mudar tudo: “O obstáculo é o caminho”.

O obstáculo não é algo que está no nosso caminho. É o próprio caminho.

Isso pode parecer estranho, então vamos ver alguns exemplos:

  • Você está lutando com a procrastinação. A procrastinação é o sintoma, mas também ilumina o caminho que você deve seguir: teme algo sobre o que vai fazer, uma atividade física por exemplo, evita o desconforto de começar, tem medo de não conseguir ou o que acontecerá quando começar. Portanto, trabalhe com esse medo, o desconforto e o medo. Você será mais forte por ter feito isso. Aprender e enfrentar e lidar com essas emoções te fará mais forte nas próximas experiências que você tiver.
  • Você é tímido e não consegue se relacionar. Isso pode ser visto como um obstáculo para a felicidade social, ou como um caminho para se trabalhar. Muitas pessoas evitam esse obstáculo da timidez e, em vez disso, ficam em casa e não socializam. Em vez disso, vá em direção a essa timidez, explore-a, descubra do que você tem medo, trabalhe com esse medo. Você ficará melhor em lidar com o medo, até mesmo soltá-lo, e ele não ficará mais no seu caminho.
  • Você está estressado e sobrecarregado no trabalho. Você pode reclamar sobre esse problema (e ele continuará pelo resto da sua vida) ou mergulhar nele, deixá-lo levar à auto-exploração e lidar com a fonte desse estresse e dessa sobrecarga. Você aprenderá que tem expectativas e ideais irrealistas, aprenderá a abandoná-los e o estresse desaparecerá. Agora você terá uma ferramenta para lidar com o estresse pelo resto da vida.
  • As pessoas o criticam por fazer coisas diferentes e não entendem o que você está fazendo. Você pode ficar bravo com eles, ir contra a injustiça do mundo ou evitá-los. Ou, em vez disso, você pode abraçar essa preocupação, agradecê-los por se importarem com você e envolvê-los em uma conversa sobre o que você está passando, por que decidiu fazê-lo e como poderia ter o apoio deles. Eles podem não entender completamente, mas também podem entender você melhor, o que é ótimo. E agora você será melhor em lidar com isso.
  • Você está com ciúmes, raiva, fraqueza ou impaciência. Você pode lidar com qualquer um desses problemas, se estiver disposto a abordá-los, e não terá problema em experimentar esses desconfortos. Lidar com tudo isso te tornará mais forte, mais capaz. Fugir deles só fará os problemas aumentarem.

Os exemplos que dei podem durar para sempre, mas o princípio em como lidar com eles fica claro: quando houver um obstáculo, não o contorne. Não fuja disso. Entre nisso. Trabalhe com isso. Explore. Aprenda como lidar com isso e terá uma habilidade para a vida toda.

E mais: você não será mais limitado por obstáculos em seu caminho. Pelo contrário, irá fluir e caminhar com eles.


GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, novos podcasts e citações diárias? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/mudancadehabitos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *