fbpx
Podcast Mudança de Hábitos

#10 – O que aprendi sobre hábitos assistindo Jovens Titãs com meu filho?

#10 – O que aprendi sobre hábitos assistindo Jovens Titãs com meu filho?

 
 
00:00 / 07:58min
 
1X
 

Você é o ator da sua própria vida ou apenas um fantoche dos seus hábitos negativos? Aprenda se libertar!

Eu estava meditando de manhã enquanto meu filho assistia um desenho chamado, Jovens Titãs. Após terminar minha meditação, comecei a prestar atenção no que os personagens estavam falando.

Era um episódio onde o Robin, do Batman & Robin, era o líder dos Jovens Titãs um grupo de Super Heróis. O que me chamou a atenção foi ele montar fantoches dos próprios amigos e começar a manipulá-los, controlá-los como desejava.

Onde quero chegar com isso?

Podemos estar nesses dois papéis, no de controlar a nossa própria vida e os nossos hábitos ou no papel de sermos controlados por eles.

A pergunta que desejo te fazer é: em qual papel você está agora? Você domina ou é dominado pelos seus hábitos? Reflita por um instante.

O que significa “ter o controle da própria vida”?

Quando digo isso, não estou falando sobre controlar os fatores externos, os problemas, as pessoas, os ambientes, mas sim de tomar o controle do seu mundo interno, sua mente, emoções, hábitos, crenças, motivações. É disso que estou falando.

Separei 5 passos para você não ser mais arrastado pelos seus hábitos negativos e para começar a tomar de volta o controle da sua vida.

  • Rotina: Digo isso, pois funciona muito bem para mim, mas pode ser que não funcione para você. Para saber, você deve testar. Vou falar da minha experiência e nela, percebo que, sempre quando mantenho uma rotina saudável, com hábitos claros, tarefas organizadas e prioridades definidas, tudo flui e os maus hábitos não me alcançam. Quer ver uma prova, basta acompanhar meus Stories pelo Instagram @otaleonardo. A rotina liberta
  • Seja você mesmo: não se prenda aos padrões sociais, liberte-se e seja quem você realmente é. Se posicionar e ser integro com você mesmo te afastará de pessoas que não estão em sintonia, mas também vai atrair quem gosta do seu jeito de ser. Você poderá dizer e expressar o que quiser, mas sempre com respeito e gentileza. As vezes deixamos de ser quem somos apenas para nos encaixar em algum local. Isso te prende a padrões e tira seu brilho, beleza e energia. O mundo precisa de pessoas autênticas, que tem coragem de ser quem são. A coragem liberta.
  • Aprenda a dizer não: não se deixar levar pelos convites que chegam de todos os lados, amigos, familiares, colegas de trabalho. Primeiro cumpra suas metas e hábitos positivos para chegar onde você deseja e para ter a vida que você quer. Isso vai te levar para outro patamar, pois você terá como prioridade o que realmente acredita e não as inúmeras distrações que surgem durante o dia. Se as pessoas ignoram o seu não, paciência, faça assim mesmo, pois só você sabe onde quer chegar e o que é necessário fazer para que isso aconteça. Dizer não liberta.
  • Você em primeiro lugar, mas sem egoísmo: ame-se e cuide-se, pois se você não consegue fazer nem consigo, quem dirá com os outros. Comece por você, mas não de uma forma egoísta. O objetivo é conseguir transbordar amor para os outros, trazendo significado para sua vida. Praticando, você poderá livrar-se dos maus hábitos. Tudo isso te deixará mais forte perante suas fraquezas e vulnerabilidades. Amar-se e cuidar-se primeiro liberta.
    • Recomendo o livro chamado Autocompaixão, pare de se torturar e deixe a insegurança para trás, da Kristin Nuff.
  • Mude sua percepção sobre os problemas: apenas reclamar dos obstáculos não vai ajudar a resolvê-los. Ao contrário, se você conseguir ver todas as experiências da vida como aprendizado, a jornada será muito mais interessante e satisfatória. Isso te libertará da visão pessimista e negativa. Não quero dizer que os problemas irão parar de existir, mas sim que você vai mudar sua percepção sobre eles. Mudar nossa percepção liberta.

O que expus aqui foram alguns passos iniciais para você refletir, certo? Se eu contribuir para que você olhe essas questões, meu papel já foi feito e estarei muito feliz, agora se você colocar em prática e tiver resultados, missão cumprida. Minha parte eu já fiz, agora você precisa fazer a sua para ter resultados palpáveis, ou seja, praticar para tomar o controle da sua própria vida.

Vou te ensinar em 3 passos como colocar tudo isso em prática:

  1. Anote cada um dos passos 5 passos em uma folha de papel ou no seu smartphone.
  2. Pegue cada passo e de exemplos práticos da seguinte forma. Escolha um passo: Aprenda a dizer não: e questione-se:
    • “Sei dizer não?
    • Qual a última vez que disse não?
    • Sou uma pessoa que é arrastada pelos convites que me fazem?
    • Tenho a vida que desejo?”
    • Escreva as respostas.
  3. Depois faça isso com cada um dos outros passos. Isso vai te ajudar a fixar e implementar este conteúdo.

Vamos começar a praticar?

Se você tiver qualquer dúvida sobre esse podcast, me envie um direct pelo Instagram @otaleonardo que te respondo em áudio.


GRUPO TELEGRAM
Quer receber dicas, novos podcasts e citações diárias? Entre no grupo do Telegram clicando no link:
https://t.me/mudancadehabitos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *